Idade Média

O período que se segue à queda do Império Romano do Ocidente (476) até a queda do Império Romano do Oriente (1453) é conhecido como Idade Média.

Normalmente, esses dez séculos são subdivididos em duas épocas: a Alta Idade Média, cobrindo o intervalo entre os séculos V e X, e a Baixa Idade Média, cobrindo o intervalo entre os séculos XI e XV.

Durante a Baixa Idade Média, tem início um período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, chamado de Transição Feudo-Capitalista (que será abordado em outros slides).

SLIDES

Slides utilizados durante a aula:

CINEMA

CRUZADA (2005)

Balian (Orlando Bloom) é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Balian decide se dedicar também à esta meta, mas após a morte de Godfrey ele herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, Balian decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Paralelamente ele se apaixona pela princesa Sibylla (Eva Green), a irmã do rei. Fonte: Filmow.

O NOME DA ROSA (1986)

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado. Fonte: Filmow.

Deixe uma resposta